Sete razões que um jovem estudante precisa entender antes de se tornar um músico profissional
O músico ele inicia a sua vida com o instrumento ainda jovem, ele geralmente é influenciado pelo meio ambiente ao qual pertence: igrejas, projetos, família e etc. Faz parte do seu dia-dia ir muitas vezes para aulas, ensaios e apresentações. Possuindo algum talento o músico vai para o próximo passo, que é procurar um bom professor ou uma boa escola de música para desenvolver suas habilidades, a juventude nos dá a liberdade de sonhar e não há limites para os nossos sonhos.
Mas quando tomamos a decisão que é isto, que queremos fazer para resto das nossas vidas, muitas vezes não estamos amadurecidos o suficiente para assumir os encargos das nossas decisões e suas consequências, por isto vamos refletir sobre o que devemos fazer nesta nova etapa da vida:
1 - Estudar com o melhor Professor, Não é o suficiente:
Você estudar com o melhor professor da sua região é sim importante para que você possa ter a melhor formação possível, mas não é o suficiente, você precisa observar o mercado. Procure um professor que atenda as suas necessidades, mas também que tenha uma boa rede de contatos, é natural um professor dar oportunidades para o seu aluno no mercado de trabalho, se você for competente, ele abrirá as portas para você. Verifique também se os valores éticos e morais são os mesmos o quais você compartilha, assim a sinergia do relacionamento lhe trará maior aproveitamento nas aulas e em sua carreira artística.
2 - Não faça um Bacharel em Música:
Sê você tem um professor que possua a capacidade técnica, artística e profissional de suprir a sua formação, não há necessidade de você fazer um Bacharel em Música. Porque muitas vezes você terá que mudar de professor, os valores éticos e morais podem ser diferentes ao seu, gerando conflitos pessoais e interpessoais. Será anos de agonia na universidade a qual você fará parte, muitas vezes você pegará professor com formações e escolas de ensino diferente da qual você vinha se formando, podendo até gerar um atraso acadêmico ou profissional em sua vida com as possíveis adaptações que você irá realizar. Outro ponto importante é que escolas como EMESP, Escola Municipal de Música, Fundação das Artes de São Caetano do Sul, Conservatório Dramático Musical de Tatuí, entre outros tantos projetos dará a você a formação que você precisa para se tornar um músico profissional e tudo gratuitamente em sua maioria.
3 - Observe o mercado, Estude Lincenciatura em Música:
Infelizmente em nosso país o Bacharel em Música "vale menos" que a Licenciatura, é um caminho natural para um músico profissional se tornar um professor, independente do seu nível artístico, em algum momento você dará aula, caso haja um algum entrave em sua vida profissional na qual não dê para você se firmar como um músico performático de alto nível, você terá que dar aula e a maioria das oportunidades profissionais que há no momento é o ensino musical nas escolas, seja prudente e faça Lincenciatura, leve em conta que o acúmulo de conhecimento o fará um músico melhor, entre em um curso acadêmico que agregue conhecimento que você já possui, muitas vezes passamos a vida toda estudando as técnicas e repertórios do nosso instrumento, para entrar na faculdade e rever tudo novamente, será que isto é produtivo?
4 - Diversifique os seus "Negócios":
Muitos professores nos ensinam que você precisa ser focado, se concentrar apenas em estudar o instrumento o máximo de horas por dia! Ok, mas precisamos refletir em algumas perguntas: Você tem condições financeiras para se sustentar sem precisar pegar trabalhos free-lances? Você tem condições comprar todo e qualquer equipamento mínimo necessário para estudar, como instrumentos (mais de um), partituras, acessórios, realizar manutenções e etc? Você tem condições de pagar uma boa faculdade no Brasil ou no Exterior, visando o complemento acadêmico necessário? Se sua resposta for: Não, para alguma destas perguntas então siga estes conselhos: "Diversifique os seus Negócios", quando uma empresa (no caso você) atua em novas áreas onde ainda não tem operações, isto se chama "Estratégia Corporativa", tocar é apenas parte das suas competências, toque e toque bem, se torne um professor, um acadêmico, um regente, um arranjador, um compositor, um produtor musical, enfim amplie o investimento em diversas competências, assim você estará pensando em uma carreira musical e não apenas em ser um grande instrumentista.
5 - Faça um Planejamento Financeiro:
Tudo gira em torno do dinheiro, o dinheiro pode ser um libertador de sonhos ou gerador de pesadelos. Estudar música é muito caro, qualquer instrumento de qualidade você vai desembolsar o valor em moeda estrangeira, muitas vezes três vezes ou mais do valor anunciado. Então é importante você fazer uma perspectiva de custo futuros, ter reservas financeiras e evitar qualquer dívida desnecessária como financiamentos e empréstimos, por exemplo: todos nós temos despesas fixas, aloque bem seus recursos, a economia é a chave para o sucesso, coisas simples como: se você ganha R$200,00 reais por final de semana e um evento não saía comprando/gastando sem antes criar uma reserva, fazer uma poupança é o mínimo que você pode fazer. Tenho um amigo que ajuntou em cinco anos R$ 7,000,00 em Moedas e em sete anos ele conseguiu ajuntar um valor suficiente para dar uma entrada à vista em um apartamento, sabe como? Fazendo bico todos os finais de semana em um lava-rápido durante o dia inteiro.
6 - Atitudes positivas junto aos Colegas:
Em qualquer negócio precisamos de network - rede de relacionamentos - isto é primordial, saiba que o professor, maestro e colega de naipe será seu colega profissional no futuro. Nós estamos sendo observados constantemente de longe ou de perto e nossas atitudes podem gerar impressões, não desrespeite o jovem ou veterano regente/maestro a sua frente, mesmo ele tendo pouca experiência profissional ou técnica, todo mundo erra ou tem algo para melhorar, quando eu falto com respeito a um colega eu estou plantando desemprego no futuro. Aquela máxima, "quem apanha nunca esquece", o mundo está em constante mudança e uma hora ou outra vocês vão se re-encontrar e isto fará a diferença entre conseguir o trabalho ou fechar o espaço profissional. Livre-se do julgamento, tenha uma mente aberta para o mundo entendendo que existem opiniões, histórias de vida, experiências e vivências diferentes das quais você possui. Trate as pessoas da forma que você gostaria de ser tratado, sempre com muito respeito e lealdade, sua ética e valores tem que estar bem definidos.
7 - Nunca desista:
Pense a música profissional como carreira, aumente suas habilidades no instrumento, mas veja sempre a "Big Picture" - a fotografia como um todo - se focarmos só em uma coisa, temos que ter a consciência que as dificuldades que a vida nos impõe virão, desmoronando o nosso castelo de areia que é a nossa vida profissional. Problemas financeiros, de saúde ou familiar, crises econômicas, corrupção, falta de espaço no mercado de trabalho, concorrência, competições de alto nível, colegas desleais, injustiças sociais, tudo isto fará parte dos empecilhos diários da nossa carreira. Como diz o filósofo e educador Cortella:
"Emprego é fonte de renda e trabalho é fonte de vida. Meu trabalho é minha obra. A noção grega de obra é poiesis. De onde vem poesia, que é o que você elabora. Eu gosto dessa idéia. Tanto que não há estresse no meu trabalho, só cansaço. Cansaço resulta de um esforço intenso e estresse resulta de um esforço para o qual você não vê sentido. Cansaço se cura descansando. Estresse só se cura se houver mudança de rota."
Mario Sergio Cortella
Conclusão
Como construir uma vida profissional com bons alicerces? Esteja preparado paras as mudanças de rota em sua carreira profissional, toque bem, o melhor que puder, busque formação, esteja sempre preparado, tenha uma boa rede de contatos, faça novas amizades, seja leal, tenha valores éticos e morais bem definidos, cresça intelectualmente, ajude ao próximo, plante coisas boas, respeite seus superiores, reconheça as suas limitações, faça música, crie um grupo musical e faça arte, pense sempre o porque eu estou fazendo música: é pelo dinheiro ou pelo amor a arte? Mas utilize-se da racionalidade sabendo que um dos segredos do sucesso é um bom planejamento estratégico. Faça o seu melhor sempre!
"Número um, Nunca Desista! Número dois, Ouça sempre o número um!" Duke Ellington (Frase citada por Tonny Bennet no DVD " The Zen of Bennet")
Referências Bibliográficas:
Antonik, Rober Luiz. Gracián e o Mundo Empresarial. 1 ed. Virgiliae Editora, 2014.
BATTIST, Frank L.. On becoming a conductor: Lessons and Meditations on the Art of Conducting. 1 ed. 1a. Meredith Music Publications, 2007.
Cerbasi, Gustavo. Os segredos dos casais inteligentes. 1 ed. Sextante Editora, 2012.
Cortella, Mario Sérgio. Não se Desespere! Provocações Filosóficas. 6 ed. Vozes Editora, 2013.
Cortellla, Mario Sergio; Filho, Clóvis de Barros. Ética e Vergonha na Cara! 5 ed. Papiruos 7 Mares Editora, 2014.
Domingos, Reinaldo. Terapia Financeira: Realize seus sonhos com Educação Financeira. 3 ed. D´SOP, 2011.
Gracián, Baltasar. A Arte da Prudência. 1 ed. Virgaliae, 1647.
Gladewell, Malcolm. Fora de série: Outliers. 1 ed. Tradução Sextante Editora, 2007.
Neves, Marcos Fava. A Arte de Criar Planejamento e compartilhar valor. 1 ed. Gente Editora, 2014.
Serra, Fernando Ribeiro. Gestão Estratégica: conceitos e casos. 1 ed. Atlas Editora, 2012.
Sedler, Dr. Michael D. Quando Falar na hora certa. 1 ed. Tradução CPAD Editora, 2003.
Ury, Willian. O Poder do Não Positivo: Como dizer Não e ainda chegar ao Sim. 1 ed. Tradução Campus Editora, 2008.