A relação entre o Titanic, o Avião e a Orquestra.
O Titanic
Estava eu lendo uma matéria em uma destas páginas em redes sociais que alertava a possibilidade de que o acidente com o famoso navio Titanic poderia ter sido evitado, a pergunta levantada pela matéria era "Como poderia um navio ultramoderno, equipado com todas as novidades de seu tempo, com um nome tão chamativo como ’Titanic’ naufragar após se chocar com um iceberg?"
O texto levanta a questão de que a soma de diversas circunstâncias o levaram à catástrofe, inclusive o texto ainda cita as recentes pesquisas que acidentes aéreos não ocorrem por motivos isolados. Fazendo um resumo do fatores apontados pelo texto ao acidente estão: encobertar um incêndio no compartimento do navio que havia ocorrido semanas antes da partida e não tinha sido totalmente controlado, esconderam esta informação dos passageiros do navio atracando-o de uma forma que os passageiros não notassem as marcas de fuligem, bom enfim, entre outras dezenas de fatores que vão da falha humana a infelizes coincidências resultaram em mais 1.500 pessoas mortas no ano de 1912.
O Avião
Gladwell (2008) em seu livro "Outliers: Fora de série" comenta diversas histórias e exemplos de que nada ocorre por acaso, nenhum fato é totalmente isolado, segundo as pesquisas levantadas pelo autor, todas as pessoas consideradas Outliers, receberam algum tipo de ajuda, o sucesso resulta do acúmulo de vantagens, assim como para os desastres, sãos as desvantagens e infelizes coincidências que geram os resultados negativos.
Mitigar
"verbo & transitivo direto e pronominal tornar(-se) mais brando, mais suave, menos intenso (ger. dor, sofrimento etc.); aliviar, suavizar, aplacar."
A mitigação, segundo Gladwell (2008), explica uma das grandes anomalias dos desastres aéreos, o autor comenta que em voos comerciais pilotos e co-pilotos dividem por igual suas funções, mas historicamente os acidentes tendem muito mais a ocorrer quando apenas o piloto esta no comando, ele segue: "os aviões são mais seguros quando o piloto menos experiente está à frente, porque ele não tem medo de se manifestar". Combater a mitigação tornou-se dos principais objetivos da aviação comercial para a segurança da tripulação e dos passageiros.
"Por exemplo, muitas delas ensinam um procedimento padronizado para os co-pilotos desafiarem os pilotos, caso suspeitem de um problema terrível (...). Os especialistas em aviação dizem que esses sucesso na guerra contra a mitigação está entre os fatores que explicam o declínio extraordinário no número de acidentes aéreos nos últimos anos." (Gladwell, 2008, p. 186)
A Orquestra
Estes dois textos introdutórios mostra alguns exemplos, feito pelos autores através de pesquisas, que há fatos relevantes de que é preciso olharmos aos fatos históricos para entendermos o 'porque das coisas' e que nada ocorre por acaso. O surgimento da orquestra moderna até os dias atuais, evoluiu pautada por décadas e mais décadas de transformações, e quando eu falo sobre orquestra moderna eu já estou pegando a partir do Século XX, quando surgiu novas formações sinfônicas, ensambles, grupos de câmara e etc, fugindo do modelo tradicional dos séculos anteriores.
O foco deixou pouco a pouco de ser o compositor e mudou-se para os solistas, os grandes maestros, as grandes orquestras, que gravam filmes, documentários, discos e etc. A orquestra no Séc. XX se tornou uma grande fonte de renda para gravadoras, criação de grandes salas de concertos, maestros se tornaram estrelas mundiais, sendo assim o possível ápice da cultura erudita ocidental.
Mas então veio a era da informática, internet e Século XXI, de décadas a evolução humana passou a ser de anos, semestres e meses. Toda hora uma novidade, uma nova tecnologia, uma nova fonte de divulgação, novos espaços para grupos mostrarem sua performance, o mundo foi deixando de ouvir, e passou a assistir, vídeos, clipes, e tudo na frente de um computador, tablet ou celular sem precisar sair de casa ou em qualquer lugar. Cada vez mais o interesse do público pela música vem diminuindo em todos os gêneros e isto é fato apontado em pesquisas por universidades ao redor do mundo. Pesquisas apontam que hoje uma pessoa ouve até no máximo três minutos de música, como colocar uma pessoa em uma sala de concerto para ouvir no mínimo 60 minutos de música erudita?
Orquestra e o Mundo Hoje
O que foi feito para acompanhar estas novas mudanças em nossa era? Acompanhamos a tecnologia, a evolução na área de Marketing e Gestão? Evoluímos na formação dos regentes no quesito liderança? Há corrupção no meio musical? ou será que é apenas um fantasma entre os políticos de Brasilia? Será que há mitigação entre os músicos, líderes e o corpo político da instituições mantenedoras? Qual tem sido a nossa visão de mercado? Temos construídos projetos consistentes de curto, médio e longo prazo? Como está a formação profissional dos músicos, continuamos a ensinar do mesmo modelo de séculos anteriores ou evoluímos junto as novas tecnologias? Um estudante de música hoje consegue espaço em grupos profissionais? Quantos músicos são formados em universidades e escolas técnicas que hoje estão exercendo suas funções? Será que há uma profissionalização dos grupos sinfônicos jovens desqualificando o grupos profissionais? Há hoje representação política dos músicos em cargos públicos para defenderem nossos interesses?
Estas e outras centenas de indagações fazem parte da nossa reflexão, buscando uma melhora contínua da nossa nobre arte, precisamos melhorar para vencermos neste novo mundo, o excesso de tecnologia sem uma boa gestão, comunicação, divisão adequada de recursos humanos, humildade, trabalho em equipe pode levar qualquer bom projeto ao naufrágio, hoje o diagnóstico pode ser que o excesso de falhas, assim como no caso dos acidentes aéreos, tenha levado ao fracasso da instituição orquestra, mas a orquestra tem o seu espaço pois é o que nos torna mais humanos, ela faz parte da cultura do homem, existem orquestras em todas as culturas, música erudita não é mais européia, ela é humana, esta arte que exige de nós um aprimoramento intelectual em tantos aspectos do saber, nos ensina que devemos aprender com humildade esta nova realidade e adaptarmos ao futuro que já chegou.
O que nós Músicos podemos fazer HOJE para que possamos construir a orquestra do amanhã?
Referências
BATTIST, Frank L.. On becoming a conductor : Lessons and Meditations on the Art of Conducting. 1 ed. 1a. Paragráfo: Meredith Music Publications, 2007. 31 p.
Claro, Marcela. Os Segredos do Líder Coach. 1 ed. Trevisan Editora, 2013.
Gladewell, Malcolm. Fora de série: Outliers. 1 ed. Tradução Sextante Editora, 2007.
Serra, Fernando Ribeiro. Gestão Estratégica: conceitos e casos. 1 ed. Atlas Editora, 2012.
Referências da Internet
Palestra sobre Ética e Valores – Clóvis de Barros Filhos – USP ESAQL <https://www.youtube.com/watch?v=c6Uux6_FCk4> Acesso em: 18 Mai. 2016.
Motivos do naufrágio do Titanic - Incrível Club <https://incrivel.club/inspiracao-historias/este-talvez-tenha-sido-um-dos-motivos-do-naufragio-do-titanic-192710/ > Acesso em: 28 Jan. 2017.
Tragedia titanica - Revista Veja - Abril de 1912 <http://veja.abril.com.br/historia/titanic/tragedia-naufragio-iceberg-mortos-causas-investigacao.shtml> Acesso em: 29 Jan. 2017.